sábado, 13 de março de 2010

" Como vencer as artimanhas do diabo "




Ouço tantas coisas sobre Satanás e o poder dele que fico assustado. Como escapar das astutas ciladas e estratégias malignas do diabo?

Principalmente nos meios pentecostais, costuma-se falar muito das ações malignas do diabo, enfatizando seu poder destruidor. No entanto, ouvimos pouco sobre como vencer as armadilhas do inimigo de nossa alma. Assim, antes de tudo, precisamos saber quem é Satanás e quais são as suas características, para, então, colocarmos em prática as recomendações bíblicas e sermos vitoriosos sobre suas constantes investidas contra nós.


Em hebraico, o vocábulo Satanás significa adversário; enquanto o termo grego diabo, que vem do verbo diábolos, o que tira de um lado para outro, significa o que desune, separa, semeia a discórdia. Esses codinomes são propícios, pois o inimigo é um astuto estrategista que veio matar, roubar e destruir (Jo 10.10).



Não é à toa que nas Sagradas Escrituras Satanás é descrito como Serpente e dragão. Isso indica que ele é sorrateiro, venenoso, ágil, forte e com grande poder de destruição (Ap 20.2), podendo, inclusive transfigurar-se em anjo de luz (2 Co 11.14), para enganar e destruir uma pessoa.



Apesar de ser sagaz e inteligente, o inimigo tem certo padrão de comportamento; é repetitivo em suas estratégias e ações; o que nos permite identificar sua atuação e tomar algumas precauções, como vigiar e orar a Deus, para que, revestidos do poder de Cristo e do discernimento e sabedoria do Espírito Santo, escapemos das astutas ciladas do diabo.



Satanás é um ser espiritual, que não tem necessidade de alimentar-se, dormir e descansar para repor suas energias; logo, não se cansa de trabalhar contra nós, pois odeia tudo quanto Deus criou. Mas o diabo não ataca de qualquer jeito; ele costuma esperar a hora em que estamos mais debilitamos espiritual, emocional e fisicamente para nos dar uma rasteira. Ele é estratégico e usa o que tem de mais eficaz para atacar o homem: tentar-nos com os desejos da carne, a cobiça dos olhos e a soberba da vida (1 Jo 2.16).



Entretanto, pelo sangue de Jesus, derramado ao nosso favor na cruz do Calvário, o diabo foi derrotado. Mas, para que eu e você tomemos posse dessa vitória, que nos assegurou vitória sobre a nossa carne, o diabo e o mundo, precisamos primeiro entregar a nossa vida a Cristo, recebendo-o como nosso Salvador e Senhor e tornando-nos templos do Espírito Santo. Não basta conhecermos o suficiente sobre espíritos malignos e como eles operam para termos vitória sobre eles. Se não formos obedientes ao Senhor, não conseguiremos vencer as investidas do inimigo, por menores que sejam.



Também precisamos fugir dos desejos da nossa natureza carnal, resistindo à soberba da vida e à cobiça dos olhos, e encher-nos do Espírito Santo, pois é a presença deste em nosso coração que nos torna santos e gera em nós o Seu fruto (Gl 5.22). Satanás conhece aquele que está cheio do Espírito Santo, revestido da unção de Deus. Destes, o inimigo mantém distância, pois reconhece e teme o poder de Deus que está sobre aquela pessoa.



Além disso, há outras armas disponíveis para nós nesta luta contra o diabo, conforme ensina Paulo em Efésios 6.10-18: a verdade, a justiça, a salvação, o evangelho da paz, a oração, o jejum e a Palavra de Deus, a espada de dois gumes usada por Cristo e pelos cristãos para derrotar Satanás (Mt 4). Siga, então, o exemplo de Cristo! Não deixe de jejuar, vigiar, orar, obedecer ao Senhor e encher-se do Espírito Santo. Fortaleça-se em Deus e na força de Seu poder, para que possa vencer as astutas ciladas do inimigo!

Nenhum comentário: